sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O meu desejo para 2010


E eis que entrámos num novo ano de uma nova década de um novo milénio. Dito assim até parece que teríamos todos os motivos para sorrir, porque os astros estão connosco. Pessoalmente, claro que gostaria de estar optimista, mas os indícios estão longe de ser brilhantes. A não ser que…

Debatemo-nos hoje com uma série de problemas, os do costume – uma guerra aqui e acolá, miséria em África, carências terríveis na Ásia e na América Latina. Ou seja, o que nos atormentava há 20 ou 30 anos não foi resolvido. Pior: entrou-nos porta dentro uma crise cujas dimensões são ainda incontornáveis.

O grande desafio que se depara à civilização ocidental, pelas consequências sociais que acarreta, será debelar esta crise. Se perdermos esta batalha arriscamo-nos a perder a guerra. Basta ver que a crise de 29 levou 25 anos a recuperar. O que significa que se voltar a acontecer o mesmo só em 2033 voltaremos a atingir os parâmetros de bem-estar que tínhamos antes da falência da Lehman Brothers.

Acontece que em 2033 a grande potência mundial chamar-se-á China e será Pequim a ditar as regras do jogo. Quanto a vocês não sei, mas a mim chateia-me um bocado ser mandado por uma cultura que nada me diz e cujos valores nada têm a ver com os meus.

Estou como dizia o outro – isto está longe de ser bom, mas ainda não inventaram nada melhor. Por isso, o meu maior desejo para 2010 é: vamos todos arregaçar as mangas, limpar esta porcaria e construir uma sociedade mais justa, na qual nos sintamos bem e nos orgulhemos de pertencer, porque é nossa.

5 comentários:

  1. Mais uma vez, perfeitamente de acordo.
    Meu amigo, que este ano seja melhor para a sua familia, do que o passado. O meu foi muito mau. A Soledade sabe. Mas, mesmo assim, foi melhor que o vosso.
    Um abraço grande da
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria

    Obrigado. Um bom ano também para si e todos que estima...:)

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está, agora é só levarem-te à risca! Ora pois! Realmente detesto chinocas a mandar aqui, mas, loja aqui loja ali, andam a tomar conta da cidade, e se não são chinocas são romenos e por ai fora...quem lhes dá as licenças? todos vão entrando devagarinho, e um dia, acordamos e já não somos de cá, somos do lado de lá! Enfim, perco tempo a pensar nisso, mas, solução? Os senhores do governo que fazem? ainda dormem sobre os louros que pensaram alcançar?
    Ah, haja esperança, ao menos isso, senão!
    Abraço da laura e um 2010 a andar, com trabalho e que nada falte a cada um.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Laura

    Um feliz 2010 também para si...:)

    ResponderEliminar
  5. FORÇA,ESTOU NESSA, e JÁ!Sou gaja, mas coragem é coisa que não me falta, e como também já estou fora do prazo de validade, tanto dá morrer hoje como daqui a 10 anos...Chova BALA, porque os cravos só deram merda!!!!Deixem-me só dar um tirinho que já fico satisfeita! Bom, em abono da verdade se diga, que ficava mais satisfeita se pudesse limpar o sebo à Mafia toda...

    BÓRA À LUTA....

    Beijinho

    ResponderEliminar