terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Assumam-se!...


Hoje acordei preocupado. É que só se ouve falar em homófobos para aqui, homófobos para ali e fala-se deles como se fossem os piores criminosos à face da terra. E dei comigo a pensar: ó caraças, será que eu padeço dessa coisa?...

Claro que fui logo consultar a Enciclopédia de Saúde. Nada. Passei para o Dicionário da Porto Editora. Nicles, népia. Bom, fiquei muito mais descansado. Se não estava ali era porque não existia. Logo, eu não poderia sofrer de algo que não existe. Ufa…

Fiz uma última tentativa. Cliquei no Google. Devo dizer que o faço sempre com uma certa desconfiança, porque com estas coisas de computadores, nets e quejandos já se sabe - está cheio de bicharada, vírus ou lá o que é.

Pimba! Tinha de ser. Homófobo – neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg em 1971 e que designa o ódio ou aversão a homossexuais. Pera aí. Mas eu não odeio ninguém. Quanto à aversão… ó que caraças. Pois é, estou tramado…

Confesso que os coisa e tal me fazem sentir assim um certo nó no estômago. Aqueles olhares libidinosos e a tendência para a visão periférica nas casas de banho públicas sempre me fizeram alguma confusão, assim a modos que enjoos de fígado…

Fui fazer a barba como acordei – preocupado. Olha que diabo, afinal sou homófobo e não sabia. Mas passou-me depressa. Há que assumir as coisas. Sou, sim senhor. E depois? Cada um é como é… Sabem o que vos digo? Be a proud homófobo!

4 comentários:

  1. Olá. Não precisamos de o ser, basta não tentarmos enganar ninguém e a nós, muito menos, eles são seres como nós, só que têm outras tendências, apenas isso e só isso! se acho pouco? não, mas, tentemos entender todos para que melhoremos o mundo, a discordar por coisas tão sem importãncia,estamos a esquecer outras mais prementes, a fome, o desemprego, os roubos que começam cedo e as crianças abandonadas, por aí...deixemo-los ser o que quiserem, a vida é de cada um..Um abraço da laura

    ResponderEliminar
  2. Olá, Laura

    Um dos meus gatos também tem a tendência de confundir a sala com a caixa de areia. Acredite que continuo sem o entender...:)

    ResponderEliminar
  3. Ai Stº António, por acaso meu padrinho,não é que eu agora sou essa coisa estranha,homófoba?!!

    Pois é,eu não tenho bem aversão,tenho mais avessão, isto é:Não gosto nada, seja do que for, do avesso,logo considero-me uma candidata do "bolo" cujo ingrediente principal é a tal homofobia, e já agora:Com muito Orgulho!!

    É que sou mesmo avessofoba!!!!

    **Nada de ir ao Dicionário porque de certeza que não encontras as palavras...avessão e avessofoba!!Olha, apeteceu-me inventar assim umas novas para dar mais ênfase à coisa, ahahahah...e pronto, mais um defeitinho para juntar ao meu cardápio, de defeitos, claro!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu não sinto ódio nem discrimo ninguém.
    Mas fiquei intrigada com o significado da palavra "homófobo" porque ainda não a tinha ouvido e surgiu-me homofóbico que vai dar exactamente ao mesmo.
    Mas o que ainda não tinha ouvido, ou melhor lido, é que existe também uma palavra que significa precisamente o oposto, a "Heterofobia".
    Retirei o significado de um site onde descrimina todo um glossário LGBT da Associção de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trangéneros e simpatizantes.

    E passo a citar:

    Heterofobia - consiste nas reacções de medo e de ódio "tidas por pessoas homossexuais" em relação a pessoas heterossexuais.

    Não acredito que criaturas tão sensíveis e singelas possam ter sentimentos vis e arcaicos como Ódio...então como ficamos????? Nós não podemos mas "eles" podem???


    Consultem o site que é interessante:
    http://www.rea.pt/glossario.html

    Najla Samara

    ResponderEliminar