segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Vocês lembram-se?...

Lembro-me do tempo em que...

diziam não existir liberdade.


... e isso era mau!


Mas também me lembro do tempo em que...


um trabalhador não era um número.

Os velhos não temiam sair à rua.

Não havia desempregados.

Os criminosos eram castigados.

As escolas ensinavam.

Os avós morriam em casa.

Brincávamos ao ar livre.

Existia camada de ozono.

A fruta sabia a fruta.

Tomávamos banho no rio.


E também me lembro...

... que os políticos morriam pobres.


... e interrogo-me.


... Mas que liberdade é esta?

4 comentários:

  1. Diz-se que o saudosismo faz mal, só que a aínda não percebi é a quê?! Eu assumo-me saudosista e muito, dos meus tempos de menina e moça!Não podia falar sobre política com liberade?Não!Mas vivia-se, e muito melhor do que hoje!Sou do tempo em que se mudava de emprego com a mesma facilidade com que se muda de camisa, era só acenarem com mais uma notinha,e sempre que se entrava numa firma o estatuto era logo de trabalhador efectivo,não existiam os chamados contratos ridículos, a prazo!!

    Sempre brinquei na rua(no Verão),sim,porque no meu antigo tempo existia Verão,sem medos!!Uma mão chegava para contar actos criminosos!A fruta era a da época, mas sempre com sabor a...fruta!Na escola levava-se com a palmatória é um facto, mas não era permitida a mais pequena falta de respeito aos professores, e sabíamos a...tabuada!!

    Muito haveria a contar dos velhos tempos...

    Hoje, não há LIBERDADE mas sim ANARQUISMO!!Hoje,há políticos gatunos,hoje, há criminosos sem castigo,hoje, há juízes corruptos, hoje há rios que exalam cheiro a placenta,hoje, tenho saudades do meu "ontem"!...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou desse tempo, mas sempre ouvi a minha avó e a minha mãe contarem que o trabalhador era explorado, mal pago e sem direito a exigir nada, senão sofria represálias. Lembram-se?

    Quanto ao desemprego não nos podemos esquecer que não haviam subsídios...talvez por isso tivessem de procurar trabalho.

    As escolas, ou melhor os professores continuam a ensinar o que lhes é devido, só não podem ensinar boas maneiras e valores. Esses espera-se que sejam recebidos dos progenitores.

    Eu também ainda sou do tempo em que se brincava ao ar livre. Mas e porque não se pode agora? Será que os pedófilos, os violadores e os raptores só existem desde que entrámos no Sec. XXI? Ou será que antigamente as coisas aconteciam, só que ninguém contava, porque era uma vergonha! Lembram-se disso também??
    Hoje, felizmente, temos instituições de apoio para essas situações. Hoje a vitima já não sente vergonha de contar o que aconteceu. Se os criminosos são castigados? Isso é outra questão!

    A fruta? Mas a fruta pode ter, hoje, o mesmo sabor!
    Desde que tratemos de meter as nossas belas e limpinhas mãozinhas na terra, como antigamente. E será que estão dispostos a isso?

    Também sou do tempo que tomávamos banho no rio, sim senhor. Tomei muitos.

    Liberdade?? Temo-la, desde que não ofendamos ninguém. Como noutros tempos. Lembram-se?

    Um bem Haja a todos e um Bom Ano

    ResponderEliminar
  3. Caro(a) anónimo(a)

    Um Bom Ano também para si. Já agora, aproveitando a liberdade que nos é concedida, hoje ninguém vai preso se se identificar...:)

    ResponderEliminar
  4. Ah, meus banhos no rio no açude em Vila verde da raia, peixinhos rebrilhar ao sol apanhava cobras dágua, tão bom...
    Liberdade haverá sempre se os que a usam mal a violarem e os que deteem o poder a usarem contra nós, ora pois...
    Já não somos como antigamente, muita coisa estava mal e passou a ficar bem, e outra tanta que era tão boa, acabou-se! Enfim, deram-nos gato por lebre é o que é..beijinho da laura.

    ResponderEliminar