domingo, 20 de dezembro de 2009

Macau? Quero lá saber de Macau...

"Não me parece que haja dúvidas que ainda temos muito a fazer para que possamos falar de um relançamento da presença portuguesa no Oriente, tirando partido das vantagens que Macau oferece" – a frase é do excelso Presidente da República Portuguesa, o senhor Professor Aníbal Cavaco Silva, a propósito do décimo aniversário da transferência para a China daquele território que ninguém conhece.

Senhor Presidente, todos sabemos que V.Exa nunca se engana e raramente tem dúvidas. Mas senhor Professor, pelo menos nesta quadra natalícia podia ao menos ter uma duvidazinha, vá lá, só uma… nem que seja a propósito das tão propaladas “vantagens que Macau oferece”…

V.Exa, economista eminente, porventura não ignora que por causa de Macau somos hoje obrigados a levar com seis mil lojas de chineses espalhadas pelo país. E que essas lojas geram uma facturação anual de 720 milhões de euros que vão parar direitinhos à China. E que não pagam um cêntimo de impostos, pois estão isentos. E que o retorno para Portugal é zero.

Senhor Professor, sabe que essas seis mil lojas obrigaram ao desemprego de 18 mil Portugueses no comércio tradicional? E que todos os produtos ali vendidos são comprados na China? E que houve centenas de fábricas têxteis que fecharam no Norte por causa disso? E que foram despedidas 50 mil pessoas? E que o Estado português gasta 816 milhões de euros por ano em subsídios por causa de Macau?

Eu acho que sabe, senhor Presidente. Tudo somado, são 1,5 mil milhões de euros por ano por causa de Macau. Ou seja, 1% do PIB, numa altura em que andamos a suar para crescermos 0,1% ou 0,2% ao ano. Sabe que mais, senhor Professor? Eu quero lá saber de Macau! Quero é saber dos Portugueses…

6 comentários:

  1. Pobres de nós,Portugueses.
    Aguentámos com as crises todas.
    Sacrificámo-nos pelos nossos filhos para terem um futuro melhor.
    Que futuro?
    Sem trabalho?!
    Que País é este que roubou o sorriso aos meus
    filhos?
    Quero lá saber do oriente.
    Já andámos com os olhos em bico há muito tempo.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Ai agora é que estão preocupados com Macau?
    Deixem isso ao Stanley Ho. Aliás, cuidado, não vá dar-lhe na mona, tranformar Portugal em território Chinês.
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Esperem só um momento!
    Então e os portugueses que vendem produtos chineses nas suas superficies comerciais, pela simples razão do produto português sair mais caro? Como os consideramos? Traidores ou sobreviventes?

    ResponderEliminar
  4. Não sei porquê, talvez porque tens pilhas e Duracel, a escrever, este artigo passou-me ao lado!!Aínda um destes dias sem ler este artigo e a propósito de um outro, eu falei na dita cuja chinesada que me obriga a ficar com as entranhas como que passadas por uma liquidificadora!!Xenofobia?Não, nada disso...apenas me incomoda a diferença(para bem melhor),com que são tratados esses senhores de olhos em bico!Porque não pagam eles os devidos impostos, tal como o tem que fazer qualquer empresário em Portugal?A roupa confeccionada é de PÉSSIMA qualidade, cheira mal, tem PÉSSIMOS acabamentos, e o mais grave,tal como dizes,é que não traz qualquer riqueza para o país tanta chinesada em Portugal!!No entanto,e apesar de termos a noção do nojo de roupa(Made in China), roupa e não só,nós acabamos por nos tornar clientes porque tudo é mais barato e a nossa bolsa esfarrapada não nos permite saborear a beleza das NOSSA sêda,algodão e lã, que tão boa qualidade tem.Quanto às lojas de vestuário que hoje abrem(penso eu!),a única forma que têem de facturar é vendendo confecção Made in China mas,essas lojas, esses empresários, pagam impostos,criam postos de trabalho e sujeitam-se a fiscalizações, coisa que os olhos em bico nem sabem o que é!!Não suporto o João Jardim, principalmente por se vanglorear com os progressos da sua Madeira estando sempre a vomitar para cima do Continente, esquecendo que se governa com a guita que o Continente injecta mas, adiante,o que eu queria deixar claro, é que esse senhor apesar da sua brutal má educação não PERMITE a entrada de chinesada na sua querida Ilha e, pronto!Admiro o seu finca-pé quando diz:Chinês aqui não ENTRA!!Em contrapartida, o que mais se vê no Continente porta-sim,porta-sim é casa de Chineses!!Culpa de quem?Neste caso,de pequenos e médios empresários do Comércio tradicional que não se unem, e lutam para acabar com toda esta...chinesada!!!Dos trabalhadores texteis, que deixam que lhe "roubem"os seus postos de trabalho sabendo de antemão que o patronato fecha aqui mas abre acolá,escolhendo mão-de-obra a troco de uma "tijela de arroz"!!Empresários, UNAM-SE, LUTEM pela igualdade de DIREITOS!Chinês não paga,Português também NÃO!Português paga,Chinês na RUA!!!
    ^ ^
    BJO -|- /(Chinês!)

    ResponderEliminar