terça-feira, 23 de março de 2010

Gandas malucos!


O primeiro estudo epidemiológico nacional de Saúde Mental (levado a cabo entre 3800 adultos), agora revelado, conclui que um em cada quatro portugueses padeceu ou padece de uma doença mental nos últimos 12 meses. É obra.

Entre as perturbações psiquiátricas, a ansiedade é a que lidera, com 16,5%, seguida das doenças do foro depressivo, com 7,9%. No subgrupo das ansiedades, a perturbação mais frequente é a fobia específica (8,6%), enquanto os ataques de pânico representam 0,9%.

Em termos de depressão, a "grave" apresentou uma prevalência de 6,8%. Na tabela de perturbações detectadas nos portugueses estão ainda o "controlo impulsivo" (3,5%) e o abuso e dependência de álcool (1,6%).

O professor Caldas de Almeida, coordenador do estudo, ficou estupefacto com os resultados, que nos colocam (com uns espantosos 23%) no topo da lista mundial dos maluquinhos, apenas atrás dos americanos (de quem havia de ser?...).

Está finalmente encontrada a explicação para o facto de o PS e José Sócrates terem ganho as últimas eleições. Não! Pera aí! Ou será que é por causa deles terem ganho as eleições que estamos malucos? Pronto, fiquei ansioso. Ou será que estou deprimido?...

1 comentário:

  1. Não, não estás deprimido.A tua sanidade mental está óptima(apesar de confuso:) porque consegues reconhecer que a culpa da existência de tantos "tolinhos" se deve aos sacanas que ocupam as cadeiras do Poder.

    A brincar,a brincar, caminhamos a passos largos para a perfeita loucura!Pelo sim,pelo não, o melhor é irmos tirando a senha para o Magalhães Lemos não vá o diabo tecê-las e não haver um lugarzito quando chegar a nossa vez...

    OREMOS...

    ResponderEliminar