quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Quando é que isto acaba?...

Vilipendiado, maltratado, desprezado, o povo do Norte acaba de receber mais uma bofetada – à socapa, tal como é típico dos cobardes, ficou sem uma das poucas referências que lhe restavam: a Air Race, roubada pelo suspeito do costume, Lisboa. O FCP que se acautele, um dia destes é levado para a ex-capital do ex-Império e transformado no Futebol Clube de Portugal.

Entendamo-nos. Nada tenho contra Lisboa e muito menos contra as lisboetas. Pelo contrário. Aquilo que me chateia a sério é o que se convencionou chamar Terreiro do Paço e a canalha que por ali habita. Depois de múltiplos golpes contra os que designam de “bimbos de lá de cima”, vieram agora, pela calada, espoliar-nos do que achavam que faltava à metrópole, a corrida da Red Bull.

Com o roubo descarado da Air Race não perdemos só a oportunidade de assistir a um belo espectáculo à borla, mas também receitas a jusante de 30 milhões de euros e o que constituía o mais importante veículo de propaganda para todo o Norte.

Este gesto de Lisboa – chamemos-lhe gesto para não ofendermos a progenitora da ex-capital, embora reste saber se tem progenitora… - jamais sucederia se existisse a regionalização, pois não seria tolerado. Infelizmente, os políticos que nos representam andam mais interessados em querelas partidárias.

O senhor primeiro-ministro veio há dias dizer que só haveria regionalização se os portugueses dessem o seu aval e se existissem pelo menos cinco regiões. Da parte que me toca, senhor José Sócrates, deixe-me dizer-lhe o seguinte: aqui não há lusitanos, mas sim celtas e galaicos; a minha bandeira é azul e branca; e aquilo que V.Exa diz vai parar directamente à parte mais esconsa da sanita.

Nós não queremos cinco regiões, mas uma – a nossa. O resto é problema dos ditos lusitanos. Mais: não estamos a pedir nada. Aquilo que queremos conquistamos, e se não for com palavras pois que o seja à bordoada. Quanto ao vosso último insulto, que se transforme na saliva com que fazem a barba, se é que a têm...

9 comentários:

  1. Jorge, antes de mais os meus parabéns pelo teu blog.Finalmente!...Gosto de ver escrever assim sem "amarras",chamando os bois pelo nome sem receio de ser censurado pelo aínda(embora camuflado),lápis azul!

    Quando é que isto acaba?Acaba quando nós portugueses tivermos coragem suficiente, tal como dizes,para andarmos à bordoada e não nos ficarmos apenas por palavras soltas, lamúrias que não levam a lado nenhum...O povo sofre,principalmente o do Norte, refila mas acobarda-se`sempre à espera que um bando mais corajoso tome a dianteira e faça o papel que devia por direito e dever ser de todos.LUTAR por um país com Dignidade! Todos sabem que: ministros, assessores,deputados,secretários,outros afins, banqueiros quando saltam dos poleiros mergulham todos lampeiros em tachos milionários...Mas o "Zé" que dá milho a esses BANDO refila mas vai pagando...Todos sabem,que esses astros mentirosos artistas da palhaçada um rastilho de aldrabões um cardume de ociosos e um bando de LADRÕES nos (des)governa!!Eu perguntaria:Até quando vamos deixar que nos apertem o gasganete?Até sufocarmos? Isto só acabará quando TODOS JUNTOS dissermos...BASTA!!!

    Parece que não respondi à tua pergunta mas esmiuça bem que sai sumo...

    **O gamanço ao Norte não ficará apenas por a Air Race...

    Beijos Nortenhos

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns.

    Está mesmo ao teu estilo.

    Gosto mesmo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu Velho Camarada, Companheiro e Amigo,

    É assim mesmo. Entre as brumas da memória espero (desejo e tenho a certeza) que nunca te falte a coragem para dizer o que te vai na alma.

    Um grande abraço do,

    Orlando Castro

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns.
    Está mesmo bom!
    Já sabes, cá vou aparecendo.
    E viva a malta do NORTE, sem misturas.
    Os Pintos da Costa que se atirem de uma ponte que o Porto tem muitas...
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Viver a vida vivida num país que raramente reage e tarde ou nunca age é complicado. Assim, vou "redbulbarando".
    O Porto está lindo.
    O Porto tem carácter.
    O Porto continuará a dar ao País...
    ... o que ele necessita...
    ... inovação, acção, projecção.
    O Porto sabe que, COM ELE, o País move-se.
    O Porto tem o que nenhuma cidade, ou país, tem... a FESTA que é o São João.
    O Porto vai continuar a exportar eventos para Lisboa...
    Porque o Porto tem a certeza que a cópia não é igual ao original.
    Diz o "Panguila e Cassequel".

    ResponderEliminar
  6. Mais diz o "Panguila e Cassequel": que me desculpem as "elites do Porto", mas subscrevo o que disse o presidente da Câmara do Porto: "Não temos juízo!". Eu sugiro: "Tenhamos juízo".

    ResponderEliminar
  7. Olá, Panguila

    É isso mesmo - falta juízo!

    Abraço do teu amigo

    ResponderEliminar
  8. Jorge, tenho sinceramente pena que o Air Race deixe o Porto, sobretudo da forma como a coisa foi engendrada. Contudo vejamos a questão de uma forma mais abrangente. Se até aqui os lisboetas faziam 300 km para ver este evento, não poderão ser os portuenses a fazê-o? E afinal a capital também precisa de facturar :)
    Olha se eu mandasse era um ano no Porto, outro em Lisboa.
    Guida (lisboeta de raiz, portuense de coração)

    ResponderEliminar